terça-feira, 14 de setembro de 2010

03 de outubro se aproxima e a eleição começa a se delinear

Aproxima-se o dia da eleição. 03 de outubro está bem aí para elegermos os nossos futuros governantes e representantes. Aqui no Ceará, bem como no Brasil, o eleitor terá a chance de votar no presidente da República, no governador do Estado, em dois senadores, em um deputado federal e em um deputado estadual.
Pelas pesquisas mais recentes divulgadas pela Imprensa, Dilma Rousseff está 52% a frente do candidato tucano José Serra no Ceará. E os dois, inclusive, visitam o Estado durante essa semana. Serra, na quarta-feira (15), em Juazeiro do Norte, no Cariri, e Crateús, nos Inhamuns. E Dilma, quinta-feira (16), em Fortaleza, durante ato na Praça do Ferreira, berço de grandes manifestações políticas na Capital.
Para o Senado Federal, por enquanto, estão na frente Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB). E José Pimentel (PT) vem logo atrás, na cola do peemedebista. Desses três, sairá os dois representantes cearenses para a Câmara Alta da República. O Blog ainda acredita que os eleitos serão Tasso e Pimentel, principalmente, agora, que está em vigor a chamada "Onda Vermelha" proposta pela prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT. Aqui em Fortaleza, o petista será muito bem votado. E não estranhe se o mesmo ficar em primeiro lugar na capital.
Já para o Governo do Estado, Cid Gomes deve se reeleger no primeiro turno. Mas nada ainda está perdido para os outros dois candidatos que vêm logo atrás do governador nas pesquisas eleitorais. Um segundo turno poderá ser forçado. Afinal, em política pode acontecer de um tudo.
Por sua vez, alguns candidatos a deputado federal e estadual já podem ficar tranquilos. Para muitos, a reeleição está garantida. Enquanto para outros, a maratona ainda terá que ser percorrida até o dia da eleição, principalmente, para aqueles que foram barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) por estarem dentro da Lei da Ficha Limpa. A população está mais cautelosa em relação a certas candidaturas. Cada deslize poderá ser fatal para certos políticos "fichas sujas".
Vamos vê até onde vai a consciência de nosso povo. Não é à toa que em São Paulo vamos ter alguns votos de "protesto", como a eleição já garantida do palhaço cearense Tiririca, natural de Itapipoca, para deputado federal. De quebra, com a eleição dele, o humorista levará para a Câmara Federal, o cantor Agnaldo Timóteo, o ator Juca Chaves e o estilista Roberto Esper, devido a formação da coligação. Estima-se que Tiririca atingirá cerca de um milhão de sufrágios. Outro caso emblemático é a eleição também garantida do cantor Netinho de Paula, ex-Negritude Júnior, para o Senado Federal. Filiado ao PCdoB paulista, Netinho estava em segundo lugar atrás da petista Marta Suplicy, mas ontem (13) a ultrapassou e agora lidera a corrida por uma das duas vagas de senador do maior Estado brasileiro.
E tudo isso só vai acontecer porque o povo paulista está cansado dos "políticos tradicionais", que só prometem e nada fazem. Todos estes votos são de protesto. E muitos outros exemplos temos no Brasil afora, inclusive aqui na nossa terra alencarina.