quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rede TV! realiza o melhor debate para o Governo do Ceará

Pegou fogo o debate realizado pela Rede TV! com os candidatos a governador do Estado do Ceará. Participaram desse compromisso político, os postulantes Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR), Marcos Cals (PSDB), Soraya Tupinambá (PSOL) e Marcelo Silva (PV).
Vários momentos ficaram tensos, principalmente, entre Cid e Lúcio. Os dois protagonizaram duelos por conta de uma pergunta endereçada a Cid no que diz respeito as denúncias trazidas pela revista "Veja" na última semana contra o governador. O atual mandatário do Palácio Iracema está sendo acusado de desviar R$ 300 milhões num esquema que envolve o seu governo e algumas prefeituras cearenses, tanto ele, como o seu irmão, deputado federal Ciro Gomes (PSB), quando o mesmo foi ministro da Integração Nacional, no primeiro governo Lula.
Marcos Cals também foi incisivo em algumas questões, batendo duro no governo Cid Gomes, especialmente, acerca do turismo sexual. Fez um paralelo dos números dos empregos gerados na administração Tasso Jereissati (PSDB) comparando com as estatísticas sobre o mesmo tema na atual gestão.
Em nenhum momento, o governador respondeu com clareza as denúncias que vêm sofrendo pela mídia nacional. Leia-se: Veja, Época e Folha de São Paulo. Apenas se reservou o direito de negar todas as acusações e que está tomando todas as providências cabíveis perante à Justiça. E que a Polícia Federal também está investigando este caso. Frisou ainda que aguarda para muito em breve todos os esclarecimentos.
Na modéstia opinião do Blog, foi o melhor debate para governador do Ceará destas eleições 2010. Imagine você, caro leitor, como será o último debate que já tem data marcada. Trata-se do debate da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará. Será no próximo dia 28 (terça-feira), logo após a novela "Passione". Com certeza, este debate de hoje (23) na Rede TV! é só um aperitivo para o último debate. Até lá, as denúncias continuarão aparecendo, candidatos terão que se explicarem, outros farão o seu papel de oposição, de só criticar. E assim, o que seria uma eleição tranquila para o governador Cid Gomes, na reta final, a cada dia que passa, a eleição dele se complica. Mas não o suficiente para derrotá-lo. Só o resultado das urnas é que vai dizer o veredicto final. Só não podemos é fazermos qualquer julgamento precipitado em termos eleitorais. Em eleição, tudo pode acontecer.