quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Julgamentos terminam em atraso

Vinte e sete dias após a data estabelecida pela legislação eleitoral, 5 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), enfim, concluiu o julgamento dos pedidos de registro de candidaturas no Ceará. Durante a sessão realizada na tarde de ontem, o pleno julgou os dois últimos casos pendentes: Francisco Edileno Matos (PT) e Luiz Carlos Chaves (PP), ambos candidatos a deputado estadual, eles tiveram suas candidaturas deferidas.

Segundo dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no total, foram 807 pedidos de registro apreciados no Ceará, desde o dia 16 de julho - data em que o TRE iniciou a apreciação dos pedidos - até ontem.

Foram homologados 27 pedidos de renúncia; 118 candidaturas indeferidas (negadas); 556 deferidas (aprovadas); 87 indeferidos com pedido de recurso; 16 deferimentos, também com recursos; e três pedidos de registro não conhecidos pela Corte.Estes três últimos são referentes aos casos julgados durante a sessão realizada na última segunda-feira. A Corte indeferiu, pela segunda vez, os pedidos de registro de Francisco de Assis Alves (PTB), José Airton Feitosa (PDT) e Lucildo Leite (PDT). Todos candidatos a deputado estadual. Eles já tinham sido indeferidos pelo Pleno e entraram com novo pedido de registro, para preencher vagas remanescentes, abertas por candidatos que desistiram. A estratégia falhou: foram todos indeferidos de novo.

Segundos os dados do portal do TSE, dos sete postulantes ao Governo do Estado do Ceará, dois deles seguem indeferidos, porém, com recurso: Maria da Natividade (PCB) e Marcelo Silva (PV). Entre os vices, Eronildo Buriti (Psol) consta como indeferido, Aristides Braga (PV) indeferido com recurso. Já os vices Cláudio Vale (PPS) e Violeta Maria (PCB ) foram deferidos com recurso.

No caso do Psol, Eronildo já foi substituído por Francisco de Assis Sousa. Entre os candidatos ao Senado, Polô (PV) e Tarcísio Leitão (PCB) seguem indeferidos com recurso.Concluída a fase de julgamento dos registros, o TRE segue julgando os casos de recursos recebidos, referentes às decisões que tomou nos processos que já foram julgados. A assessoria de comunicação do órgão não soube precisar o números de casos.

NÚMEROS

556

DEFERIMENTOS, OU SEJA, CANDIDATURAS APROVADAS PELO TRE-CE

807
JULGAMENTOS FORAM REALIZADOS PELO TRE-CE DESDE O DIA 16 DE JULHO

* Fonte: Jornal O Povo