sábado, 18 de setembro de 2010

TV brasileira comemora hoje 60 anos de existência



18 de setembro de 1950. Uma data marcante para a vida nacional: o dia da inauguração oficial da televisão no Brasil. E foi o empresário das comunicações Assis Chateaubriand, o Chatô, que possibilitou o início desse novo meio de comunicação. Por intermédio da TV Tupi, o país pôde experimentar a sensação que outros lugares já vivenciavam ao acompanhar um programa pela TV.

Esta marcante experiência aconteceu com o Show na Taba, o primeiro programa da TV brasileira, que contou com a participação de Homero Silva e Lolita Rodrigues.

A iniciativa de Chateaubriand, entretanto, teve antecedentes. Antes da estreia oficial da TV no Brasil, mais precisamente em 1939, Edgard Roquette Pinto, fez as primeiras experiências com televisão no país, com dois eixos: apenas um receptor e um transmissor. A primeira demonstração da TV na América Latina aconteceu, oficialmente, no pavilhão de entrada da Feira de Amostras do Rio de Janeiro, em 2 de junho de 1939. Depois da estreia, em 50, as emissoras transmitiam sua programação apenas no final da tarde, graças à pouca audiência (poucos tinham aparelho de TV). Mas foi apenas em 1952 que a TV Tupi paulista passou a transmitir programação diurna, bem como as concorrentes.

Ao contrário da TV norte-americana - implantada com apoio da indústria cinematográfica -, a brasileira submeteu-se à influência do rádio, aproveitando os profissionais e técnicas. Os artistas já eram consagrados pelo rádio, já que este era o meio de comunicação mais difundido no país.

Pioneiro em transmissões televisivas na América Latina, antes do Brasil apenas quatro outros países produziam sua própria programação: Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e França.

EM TEMPO: Aqui, homenageamos as emissoras de TV do Estado do Ceará. A TV Verdes Mares, a líder de audiência e que recentemente completou 40 anos de existência, os nossos parabéns. A TV Jangadeiro, por se tornar cada vez mais, a TV que tem a cara do povo cearense. A TV Cidade, que vem ao longo dos anos, implantando novos programas. A TV União, que nós tivemos o privilégio de comandar o seu Departamento de Jornalismo. A TV Ceará, por trazer uma programação mais educativa e atraente. A TV Diário por levar a nossa história a todos os quadrantes do território brasileiro. E a nossa caçula, TV O Povo, que vem se destacando no mercado e por possuir excelentes profissionais. A todos que compõe o quadro pessoal dessas emissoras, os nossos mais efusivos votos de parabéns pelos 60 anos do surgimento da primeira TV brasileira.

* Fotos: Assis Chateaubriand, o fundador da TV no Brasil, e Hebe Camargo, uma das primeiras personalidades a trabalhar na TV.