terça-feira, 2 de novembro de 2010

O patrimônio histórico icoense de lado na Igreja do Monte


O tempo passa, mas parece que, infelizmente, o Icó continua a sofrer com o descaso com seu patrimônio histórico-sócio-cultural. Os bens que deviam ser zelados por sua população em parceria com o Estado, aí incluindo Prefeitura Municipal, Governo Estadual, Governo Federal e IPHAN, está abandonado.

E isso não é de hoje. Desde o histórico desaparecimento do Pelourinho, no Icó antigo, passando pela derrubada de dezenas de casarões e sobradões, como o casarão do Beco do Urso, além da Casa de Pólvora, todos eles sumiram.

A ausência destes prédios e estruturas históricas deixaram o vazio permanente em uma terra histórica e relegada ao que de fato representou ao Ceará e ao Brasil.

Junte-se ao que perdemos, o (não tão) recentes casos, como o do Cruzeiro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, quebrada desde final do ano de 2008, outro fato lamentável. E dentro destes novos abandonos e depredações, o Icó é Notícia recebeu uma denúncia em relação à Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, localizada nas proximidades da rodoviária municipal.

A DENÚNCIA - Datada do século XVIII e tombada pelo IPHAN, a Igreja tem a referência do Monte por conta da localização acima das áreas do município, que é em sua boa parte plana.

A denúncia neste templo é de que foram arrancadas cinco janelas de estilo barroco, que se encontravam anexas aos oratórios do altar. Estas peças são de estilo barroco e foram restauradas pelo IPHAN .

A restauração aconteceu há aproximadamente seis anos atrás e as janelas se encontram deixadas de lado, no sótão da Igreja, com a possibilidade de serem descartadas no lixo. De acordo com a pessoa que trouxe à tona o fato, ela espera que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) possa tomar conhecimento do fato.

Para preservar a pessoa e visando à informação, o Icó é Notícia utiliza de uma das prerrogativas da Constituição, no Capítulo I, Artigo 5º - Inciso XIV - onde "é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".

As fotos que estão em volta desta matéria, são das janelas referidas, que ainda precisam de vidros novos. Além disso, o sino, também histórico, foi retirado do local original e deixado de lado. Neste último caso, tentaram 'remendar' uma rachadura no sino, mas pioraram a situação, colocando-o de volta assim mesmo.

Esperamos retorno dos responsáveis, em especial a paróquia responsável pela Igreja e que o IPHAN tome conhecimento do fato, se não o sabe, para que vejamos o que de fato aconteceu.

NOTA DO BLOG: Há tempos, também, que estamos denunciando o descaso praticado contra o patrimônio histórico de Icó. Até propomos criar um Movimento "SOS Patrimônio". Bem que a AMICÓ - Associação dos Filhos e Amigos de Icó, poderia ficar a frente dessa iniciativa. A população icoense certamente agradeceria por demais. No mais, parabenizamos a ótima matéria acima publicada no Site Icó é Notícia (www.icoenoticia.com), o maior portal de notícias da Região Vale do Salgado e da Região Centro-Sul do Estado. Vamos resgatar o nosso valioso patrimônio. Fica a sugestão!

* Fonte (Texto): Site Icó é Notícia