segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Notas Curtas!

# Esclarecendo!

Sobre a nossa entrevista concedida ao Blog Espaço Acadêmico, republicada neste Blog, no último sábado (01), esclarecemos: em uma das respostas dadas por nós elencamos cinco jornalistas por formação e que são naturais de Icó. Tratam-se dos nobres colegas Regina Sá (irmã do economista Delmiro Jarbas), Júnior Abreu (hoje residindo em Brasília, já foi vereador), Nestor Teixeira (irmão da professora Ivana Carla), Yuri Guedes (editor do site Icó é Notícia) e este blogueiro (autor desse espaço de comunicação online). Esquecemos de um, descoberto somente na noite do último domingo (02), durante conversa na sorveteria que fica ao lado do Hotel Nossa Senhora Sant'anna, na Avenida Josefa Nogueira Monteiro. Nos referimos ao conterrâneo Gledson Andrade, irmão da enfermeira Solange Andrade (foi candidata a vereadora em 2012 pelo PMN) e filho do ex-vereador Gentil Andrade. Formado em Jornalismo na Paraíba, atualmente não exerce a profissão. Hoje, Gledson é professor no distrito de Icozinho, onde mora. Está feito o registro!
 
# Diplomação dos eleitos em Icó
 
Segundo uma fonte segura, a juíza Lia Sammia de Souza Moreira, da Comarca de Icó, estará visitando nesta semana as dependências da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - com o fito de conhecer as instalações para ver se o lugar tem condições para realizar a solenidade de diplomação dos eleitos de 2012 (prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores). O dia já está agendado. Será o dia 19 de dezembro (uma quarta-feira), ainda sem horário definido. Pelo que conhecemos a AABB, com certeza a "Princesa Isabel" do povo de Icó gostará do recinto, que é bem amplo, limpo, arborizado, com estacionamento, serviço de bar decente, banheiros higiênicos e dois salões. O espaço, sem sombra de dúvidas, é sim adequado para receber um evento desse porte. Vamos aguardar mais detalhes!
 
# Eleição na AL. Neto Nunes deixa mesa diretora
 
Esta terça-feira (04) é o dia da eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. Mesmo de forma consensual, os deputados estaduais votarão em chapa única. É procedimento estatutário. O presidente eleito é o deputado Zezinho Abuquerque (PSB), tido no legislativo como um político conciliador, habilidoso e que conta com total apoio do governador Cid Gomes, presidente estadual de seu partido. O deputado icoense, Neto Nunes (PMDB), pleiteava uma vaga no seleto grupo de parlamentares, mas viu o seu lugar passar para outras mãos. O representante do PMDB na nova mesa diretora é o experiente deputado Lucílvio Girão, de Maranguape. De 2º secretário, NN passará a ser um mero deputado, com assento entre os 46 existentes até 2014, quando deverá ter novas eleições gerais no Brasil. Confira agora a lista completa dos eleitos para a mesa diretora da AL: Zezinho Albuquerque/PSB (presidente), Tin Gomes/PHS (1º vice-presidente), Lucílvio Girão/PMDB (2º vice-presidente), Sérgio Aguiar/PSB (1º secretário e muito amigo do futuro prefeito de Icó, Jaime Júnior), Manoel Duca/PRB (2º secretário, cargo ocupado por Neto Nunes nos últimos dois anos), João Jaime/PSDB (3º secretário, permanece na mesma função e detalhe: as iniciais de seu nome começam com JJ, mais um na cola do deputado NN), Dedé Teixeira/PT (4º secretário), Ely Aguiar/PSDC (1º Vogal), Ferreira Aragão/PDT (2º Vogal) e Sineval Roque/PSB (3º Vogal). Detalhe II: até os gabinetes dos deputados não membros da mesa diretora são restritos e pequenos. Já os que pertencem a mesa diretora são diferenciados, mais confortados e maiores.
 
# Espelho, espelho meu, por que será que Iguatu realiza e Icó não?
 
Uma das marcas indeléveis do prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), é sem sombra de dúvidas o Natal de Luz, realizado anualmente no primeiro sábado de dezembro. Para concretizar esta meta, o gestor iguatuense teve que se deslocar até a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, para conhecer de perto o Natal de Luz de lá, que é considerado um verdadeiro espetáculo. Recursos para isso tem de sobra. Basta elaborar um projeto e participar do Edital para este fim, tanto em nível estadual (Secretaria de Cultura/Secult), como federal (Ministério da Cultura e Ministério do Turismo). O que ocorreu no último sábado (02), na vizinha e desenvolvida cidade de Iguatu, foi um verdadeiro sucesso [com direito a Ítalo e Reno], um evento realmente digno de aplausos. Assim como Iguatu, esperamos que a Paixão de Cristo, na Semana Santa, em Icó, seja resgatada e realizada a contento como em 2008. Para isso, toda a futura equipe da Secretaria de Cultura e Turismo estará imbuída neste propósito. O importante é tradicionalizar o evento e jamais deixá-lo morrer. Afinal, o que é bom tem que seguir adiante.
 
# Em clima de Natal
 
Nota dez para a decoração de Natal do sobradão onde hoje reside o casal boa praça Albaniza e Luiz Gonzaga, na Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande), um dos cartões postais de Icó, bem no sítio histórico icoense. Totalmente decorado, o prédio foi restaurado com empréstimos fornecidos pelo programa Monumenta, do Ministério da Cultura, via Caixa Econômica Federal, dentro do projeto destinado ao restauro de bens imóveis particulares. Comprovei a decoração natalina e gostei muito do que vi. Parabéns!
 
# Em clima de Natal II
 
E, por falar em decoração natalina, também está de parabéns o Supermercado Super Queiroz, localizado entre as adjacências do bairro Novo Centro e Centro Gerencial, em Icó. Bem ornamentado, dar gosto você entrar no recinto, comprar, degustar algo na praça de alimentação e ainda ter o privilégio de se sentir em clima de Natal, com um presépio lindo, guirlandas bem expostas e uma decoração bem a caráter, como manda a ocasião. Alguns empresários icoenses deveriam se espelhar neste exemplo. Enfeitem seus estabelecimentos comerciais e deixem os clientes em clima festivo, assim seu comércio será visto. Afinal, quem não é visto, não aparece. Para isso, indico o amigo César Sobral para fazer a sua decoração. Inove e não seja comodista. Fica aí a dica!