quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O jogo do baralho na sucessão de Icó (CE)

Desde o dia 04 de dezembro que encontramo-nos na cidade de Icó (CE). Na terrinha amada revimos diversos amigos e familiares dos mais queridos. Aqui realizamos o II Natal Fashion com o apoio da Prefeitura Municipal. E ainda deu tempo para participar do XIV Congresso Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, na cidade de Iguatu (CE).


No Icó conversamos com diversos conterrâneos sobre a sucessão do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Muitos afirmam que o atual mandatário do Palácio da Alforria será reeleito em 2012 para mais um mandato prefeitural. Outros dizem que a corrida eleitoral não será tão fácil, a exemplo da vereadora Maria do Cal (PSL).


É bem verdade que o instituto de reeleição é muito mais fácil. O prefeito está com a máquina nas mãos e tem um leque de apoio indispensável para se eleger novamente. Conta com a parceria do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), seu irmão; de três ex-prefeitos (Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias e Cardoso Mota), da maioria da bancada parlamentar instalada na Câmara Municipal e de várias lideranças políticas icoenses.


Já a oposição "cochila" e ninguém sabe como se comportará em 2012. É bem verdade também que se reeleger é fácil. Mas transferir voto é outra coisa totalmente diferente. No próximo ano poderá ser complicado conquistar o poder. Mas em 2016 é outra história. Nesse caso, o prefeito atual só poderá transferir seus votos para um candidato de sua preferência. Aqui poderá ser a chance de quem hoje milita na oposição icoense.


Sabemos, contudo, que muita água ainda vai rolar na terra dos Icós. Eleição por aqui só se ganha na véspera. O que já é notório é que nos bastidores a campanha eleitoral já começou. E assim será até momentos antes do pleito.


Pois bem, anote aí! O candidato da situação é o atual prefeito Marcos Nunes. O candidato da oposição é Jaime Júnior (DEM), apesar do mesmo não ter dado sinais de que deseja disputar novamente o poder municipal. O negócio é aguardar os acontecimentos e ver como será o desfecho desta novela, que promete movimentar o município de Icó a partir da virada do ano até meados de outubro de 2012.


Voltarenmos ao assunto!


# EM TEMPO: Segundo a vereadora Maria do Cal, o ex-prefeito tampão Jaime Júnior estará na cidade a partir desta quarta-feira (14), onde no próximo domingo (18) prestigia um torneio esportivo que por aqui será realizado. Será o início de uma arrancada oposicionista rumo ao Palácio da Alforria, onde um dia nasceu o ex-governador Nogueira Acioly? Eis a questão!