segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tiradas do Baú

Ponte Piquet Carneiro.
 
Fica localizada em uma das entradas da cidade de Icó. Passando por ela, estamos na estrada que liga este município a Iguatu, na CE Deputado Tarcísio Monteiro, político que empresta o seu nome a este empreendimento e que tem fortes tradições políticas na terra icoense, onde o pai e dois irmãos já foram prefeitos.
 
Pois muito bem!
 
A Ponte Piquet Carneiro foi construída pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras contra a Seca - e teve como um de seus colaboradores justamente um de meus avôs maternos. Trata-se de Francisco Camelo, mais conhecido por "seu" Camelo.
 
Para explicar melhor: tive o prazer de ter tido dois avôs maternos. O que gerou e o que criou a minha mãe. O que muita gente não sabe é que Francisco Camelo é o pai biológico. Já o ex-comerciante Raimundo Roberto de Alencar é o pai que a criou com todo carinho, juntamente com a sua esposa e minha avó Rita Farias de Alencar, irmã da esposa do meu avô biológico. Ficou meio confuso, mas esta é a realidade.
 
Por sua vez, "seu" Camelo era tratorista e contribuiu bastante para erguer a principal ponte de nossa cidade, que é considerada um dos patrimônios mais belos e importantes desta terra.
 
Infelizmente, quando olhamos para o leito do Rio Salgado, nos lamentamos com o descaso das autoridades municipais com aquele reservatório, que está abandonado, cheio de lixo e com episódios nada convincentes. Recentemente, encontraram um corpo de um homem justamente nesse lugar, quando deveríamos ter mais ações voltadas para a sua revitalização, tarefa árdua, mas que será prioridade da futura equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
 
Até porque existe um estudo técnico para transformar a CE Deputado Tarcísio Monteiro em rodovia federal, merecendo atenção redobrada dos futuros gestores públicos das duas cidades (Icó e Iguatu), no caso Jaime Júnior (DEM) e Aderilo Filho (PRB), visando enriquecer mais esta região, que tem um conjunto que precisa de apoio (Gama), um perímetro irrigado necessitando ser revitalizado, uma maior logística nos distritos de Lima Campos e José de Alencar, dentre outros fatores.
 
Temos certeza que, com isso, os antigos colaboradores do DNOCS ficariam felizes seja lá onde estejam, assim com o meu avô, que hoje mora no Céu e foi um verdadeiro herói ao participar da construção da Ponte Piquet Carneiro, onde atualmente as futuras gerações aproveitam este brilhante patrimônio público para se debruçarem na história.
 
Só lembrando: O DNOCS já tem disponível cerca de R$ 32 milhões para a revitalização do perímetro irrigado Icó-Lima Campos, uma quantia altamente valiosa e que esperamos que não caía em mãos erradas. Que este dinheiro seja usado para o seu fim e não para satisfazer interesses de quem quer que seja, como Adicol, parlamentares ou coisa que o vailha.