
Tem secretário que precisa urgentemente prestar contas de suas ações governamentais. É o caso da secretária de Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, que nada faz, nada aparece e nada é transparente em uma pasta importante, do ponto de vista social.
Seria interessante algum vereador da base de oposição tentar aprovar um requerimento com o intuito de convocar a secretária. Só assim, iremos saber um pouco sobre as ações desenvolvidas. A dúvida fica por conta se os sete edis da base de apoio do prefeito Marcos Nunes (PMDB) ficarão a favor do requerimento. Mas quem não deve, não teme, já diz o ditado popular.
É comum em termos de Estado do Ceará ocorrer convocações de secretários estaduais perante a Assembleia Legislativa. E eles atendem da melhor maneira possível, inclusive vão embasados e com números reais apresentados na base de slides.
É assim que é feito o trabalho parlamentar em qualquer poder legislativo que se preze. Por que não ocorrer em Icó?
E não dizemos somente em relação a secretária Jequélia Alcântara. Outros auxiliares também deveriam ser convocados. É o caso do secretário de Esporte e Juventude, Haroldo Nunes, para explicar a demora nas obras do Estádio Peixotão, por exemplo. Se é que existe mesmo trabalho nessa pasta.
A realidade é que a nossa Câmara Municipal é fraca. E os vereadores que a compõe não ficam atrás, com honrosas e raríssimas exceções. Precisam ser mais atuantes para o bem do município.
Esperamos que com a criação do site oficial do poder legislativo de Icó, já no "ar", porém com muitas páginas em "construção", a Câmara de Vereadores seja mais transparente e faça o seu dever de casa. Aqui, passa a convocação urgente de alguns secretários municipais. O Icó clama por isso.
A propósito: Há que horas as comissões técnicas da Câmara Municipal de Icó se reúnem? Na hora da sessão, nas quintas-feiras, à noite? Há quanto tempo, um vereador realiza uma audiência pública para debater, por exemplo, a educação no trânsito? E qual o último projeto de lei ou de indicação, um vereador contemplou o conjunto da população, sem ao menos ser instalação de telefone público, energia elétrica ou título de cidadania? E também nome de rua ou praça?
São respostas que o Icó quer saber.
Avante, Júnior Dantas (o presidente), Iatagãn Matias, Flamarion Pereira, Edjalma Moreira, Marconiêr Mota, Ricardo Nunes, Maria do Cal, Ítalo da Paz, Gilberto Barboza e Evandro Juvino.
Vocês foram eleitos para dar satisfação ao povo e trabalhar para eles. 2012 se aproxima!