segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Tiradas do Baú"

Moacir Aguiar foi um dos homens mais importantes do Icó de antigamente. Ele foi deputado federal e um dos mais influentes cearenses durante os mandatos dos coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra.

Casado com a icoense Natércia Aguiar conseguiu emplacar muitos icoenses em cargos de confiança em órgãos públicos importantes. Ninguém se recusava a atender um pedido formal dele, numa época que quase não existia concurso público.

Salientamos que o seu sogro sempre foi bastante querido em todo o município icoense. Trata-se de Manoel Roberto de Alencar, irmão de Raimundo Roberto de Alencar, avô materno desse escriba e blogueiro, e João Roberto de Alencar, avô do ex-vereador Ademir Maciel.

Por sua vez, doutor Moacir Aguiar teve cinco filhos, à saber: Moacir, Ypojucã, Bartira, Juruena e Neyara. Detalhe: todos nomes indígenas e todos icoenses de nascimento.

Vale lembrar, ainda, que o ex-deputado Moacir Aguiar é tio do ex-deputado federal Ubiratan Aguiar, que chefiou a 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados, cargo que lhe rendeu a nomeação para o importante Tribunal de Contas da União (TCU), sendo inclusive presidente desse colegiado de contas. Já o seu outro sobrinho é o ex-deputado estadual em duas oportunidades. Nos referimos a Guaracy Aguiar (PRB), que é irmão de Ubiratan. No ano passado, ele afirmou que poderá disputar a Prefeitura de Fortaleza por esta legenda, que é um partido alternativo do Palácio da Abolição.

Os três fizeram política em Cedro, município localizado na região Vale do Salgado. Mas Moacir sempre logrou êxito em suas pretensões políticas na terra dos Icós. A sua mulher Natércia Aguiar é irmã da também icoense Denilde Sobrinho, ainda entre nós e morando em Fortaleza. Casada com o ex-diretor do extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), o farmacêutico Vicente Alves Sobrinho (in memorian), pessoa com muita credibilidade no meio político icoense de então. Em alto e bom som, ele afirmou no fim da década de 1970: "Só deixo a direção do CIENTE para a professora Ana Farias Xavier (Naninha). Caso contrário, administro a escola de Fortaleza". À época, o CIENTE era ligado ao governo municipal e suas direções eram escolhidas pelos prefeitos de plantão.

São homens assim como Moacir Aguiar que estamos precisando no município de Icó. Ele que teve uma infância tranquila e divertida como a de qualquer outra criança de cidade do interior, quer seja Cedro ou quer seja Icó. Precisou dar exemplo aos irmãos fraternos, para alívio e orgulho dos seus pais. Não decepcionou. Sempre foi um menino vivo, responsável, chegado aos estudos e cheio de sonhos. O certo é que dos sonhos às realizações, Moacir Aguir precisou trabalhar muito. E foi recompensado.