sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Câmara Municipal de Icó cria Comissão da Seca"


"Acompanhar as ações dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de promover a agilidade nas ações de combate à estiagem. A partir deste pensamento, foi oficializada nessa quinta-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Icó, a criação da Comissão Especial da Seca.

A ideia foi encampada pelo vereador Victor Luiz (PR), que enviou ao Legislativo icoense um requerimento no último dia 21 de fevereiro e, após aprovação de forma unânime, foi oficializada na mais recente sessão plenária. Esta Comissão é a segunda do tipo criada no Ceará. A primeira foi em Tarrafas, no Centro Sul.

“No momento o qual passamos aqui em Icó, em nosso Estado e em todo o Nordeste com a situação da seca, isso é muito importante porque fortalece o trabalho desta Casa, para buscar mais informações sobre a atual situação de estiagem no município”, destacou Victor.

A proposição do edil foi acolhida pelo presidente da Câmara, vereador Gilberto Barboza (PSDB), que confirmou os nomes que integrarão os trabalhos da comissão: Presidência – Victor Luiz (PR) e membros Iatagã Matias (PMDB) e Jota (PRB).

“Que essa comissão possa atuar diante do estado de calamidade que nós estamos passando. Na próxima semana iremos fazer um projeto de resolução da Mesa Diretora, oficializando a comissão para que se possa fazer um trabalho junto ao Governo do Ceará”, pontuou Barboza.

A proposição que se transformou em comissão teve como justificativa a situação por que passa o município de Icó com a estiagem prolongada nos anos de 2012 e 2013. Além disso, aponta uma ação em conjunto dos 15 vereadores em prol da minimização da situação da população icoense.

POUCA CHUVA De acordo com os dados atualizados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e da Ematerce, no relatório “Quadra Chuvosa”, até o dia 15 de abril, dos 487,30mm esperados apenas 207,80mm caíram pelo território de Icó, ou seja, 57% a menos de precipitação esperada.

Outra informação divulgada pelos órgãos governamentais aponta que a água para o consumo humano e animal é suficiente para os meses de maio e junho respectivamente. Quanto à pastagem, não há reserva, aponta o informativo.

Outro fator apontado como preocupante nas sessões da Câmara Municipal de Icó diz respeito a pouca recarga dos principais açudes do município. Segundo a Cogerh, os reservatórios Lima Campos e Tatajuba encontram-se com 61,7% e 50,57%, respectivamente. Estes dados apontam para o desafio que estará colocado nas mãos da Comissão Especial da Seca."

# Com informações, via email, do jornalista Yuri Guedes, assessor parlamentar do vereador Victor Luiz Monteiro na Câmara Municipal de Icó.